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Dúvidas Frequentes

CONSÓRCIO

O que é um consórcio?

Consórcio é um grupo de pessoas físicas ou jurídicas, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovido por uma administradora, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bens móveis duráveis e imóveis por meio de autofinanciamento com taxa diferenciada, acessível e sem juros.


Quem regulamenta o consórcio?

O BACEN – Banco Central do Brasil tem a função de coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades do consórcio, conforme disposto atualmente na Lei 11.795/08 (nova lei do consórcio).


Por que devo escolher o Consórcio Yamaha?

O Consórcio Yamaha possui mais de 30 anos no mercado e conta com um suporte de mais de 450 Concessionárias Autorizadas espalhadas pelo território Nacional. Existem diversos planos para pagamento, garantia de entrega da fábrica Yamaha Motor do Brasil, crédito de fácil aprovação, facilidade para autônomos, sem juros e sem taxa de adesão.


Qualquer pessoa pode participar do Consórcio Yamaha?

A aquisição de cotas de consórcio só é permitida para pessoas com idade superior a 18 anos, sendo que para os consorciados com idade inferior a 18 anos é necessário assinatura em conjunto com pai, mãe ou responsável legal.


Existe algum prazo para a formação do Grupo?

Sim. O grupo deve ser formado no prazo de até 90 dias após a assinatura do contrato de adesão. Se não ocorrer a formação do grupo, os valores pagos são devolvidos.

COMPRAR COTA

Como faço para adquirir uma cota do Consórcio Yamaha?

Basta ir até uma Concessionária Autorizada Yamaha mais próxima e fazer um dos planos que melhor se encaixe no seu orçamento. São planos sem juros e taxa de adesão. E você ainda conta com uma vantagem exclusiva: o pagamento pode ser feito no banco ou se você preferir em qualquer casa lotérica. Tudo isso sem burocracia ou intermediários. Clique aqui e faça a simulação do seu consórcio.

WEB ATENDIMENTO

Como faço para acessar o Web Atendimento?

Através deste site, na lateral direita, clique no botão “Acessar Sistema”, debaixo do logo Web atendimento e siga passo-a-passo preenchendo os campos grupo / cota e senha. Sendo o primeiro acesso, clicar na opção “Clique Aqui” para gerar uma senha provisória, podendo alterar para uma senha de seu uso pessoal.


O que mais pode ser feito através do Web Atendimento?

Poderão ser consultados os dados do grupo, os dados da cota, extrato, resultado de assembleias, serviços como oferta de lances, antecipação de parcelas, alteração de senha entre outros serviços e consultas.

ASSEMBLEIA

O que é assembleia?

É uma reunião que ocorre mensalmente entre os consorciados onde ocorrem os sorteios e apuração dos lances. As assembleias são realizadas mensalmente às 18hs.

2ª VIA DO BOLETO

Caso não receba o boleto para pagamento, como devo proceder?

Se não houver o recebimento do boleto até a data de vencimento, poderá ser solicitado a 2ª via em uma Concessionária Autorizada Yamaha ou através de nossa Central de Relacionamento. Você ainda tem a opção de efetuar o pagamento com o número de seu contrato em uma Casa Lotérica ou também por internet, acessando o link “Web Atendimento”, na qual você poderá imprimir a 2ª via do boleto e obter mais informações sobre a sua cota e grupo.

PAGAMENTO DE PARCELA

Como efetuar o pagamento das parcelas?

Após a realização da 1ª assembleia, o boleto para pagamento será encaminhado mensalmente no endereço informado no contrato.

  • Boleto – Efetuar o pagamento da parcela até a data do vencimento em qualquer agência bancaria. Depois de vencida poderá ser paga no prazo de 15 dias somente no banco emissor do documento.
  • Casa Lotérica – A parcela do mês poderá ser paga na Casa Lotérica, apenas informando o número do Contrato de Adesão.

O que acontece se os pagamentos não forem efetuados até o dia do vencimento?

  • Não contemplado - O consorciado não contemplado ficará impedido de participar do sorteio e/ou lance no mês em que ocorrer o atraso.
  • Contemplado - O cliente já contemplado fica sujeito às penalidades contratuais.
Em ambos os casos o consorciado arcará com juros de 1% ao mês e multa de 2% calculados sobre os valores não pagos.

LANCE

De que forma posso ofertar um lance?

Os lances poderão ser ofertados através do sistema Web Atendimento, em uma de nossas Concessionárias Autorizadas ou na Central de Relacionamento até uma horas antes da realização da assembleia e também através da URA (atendimento eletrônico).


Como ocorre a oferta de lance em uma cota?

A oferta de lance poderá ser feita por todos os participantes ativos e em dia com seus pagamentos. A oferta pode ser de duas formas: Lance Fixo ou Lance Livre, neste último e o grupo possuir a modalidade.


O que é lance fixo?

É o lance pré-definido pelo grupo (que possui essa modalidade) onde concorrem os consorciados que ofertarem exatamente o percentual estipulado, sendo contemplada a cota posterior mais próxima da cota contemplada por sorteio.

CONTEMPLAÇÃO

Quais são as formas de contemplação?

Através de lances ou por sorteio da Loteria Federal.


Como ocorre a contemplação por sorteio?

A contemplação ocorre através de sorteio efetuado pelo aproveitamento da extração da Loteria Federal imediatamente anterior à data da assembleia ordinária.


Como identifico uma cota contemplada por lance?

No caso do Lance Livre é através do maior percentual ofertado. E do Lance Fixo segue o mesmo parâmetro das cotas de sorteio.


Como posso utilizar o valor do lance ofertado, caso seja contemplado?

Para redução de prazo, diminuindo a quantidade de parcelas na ordem inversa do plano ou para redução no valor da parcela.


Qual o prazo para o pagamento do lance após a contemplação?

O pagamento do lance poderá ser efetuado em até 05 dias úteis após contemplação.


Eu posso perder a minha contemplação?

Sim. O consorciado terá sua contemplação cancelada quando não utilizar o respectivo crédito, e/ou ficar inadimplente por 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, totalizando a duas prestações.

ANTECIPAÇÃO DE PARCELA

Como antecipar parcelas?

Existem duas opções para antecipar parcelas, sendo para reduzir o prazo abatendo prestações na ordem inversa ou reduzindo o valor das parcelas mensais.

BAIXA DE ALIENAÇÃO

Quando ocorre?

A baixa de alienação ocorre após a quitação de 100% do saldo devedor, desde que o documento do veículo (CRV), esteja emitido com a informação de “Alienação a Yamaha”.

CANCELAMENTO

Posso desistir do Consórcio?

Sim. O consorciado poderá formalizar seu pedido de desistência do plano a qualquer momento, respeitando as normas do contrato de adesão.


Minha cota poderá ser cancelada em algum momento?

Sim. O consorciado poderá sujeitar-se à exclusão do grupo por inadimplência quanto deixar de cumprir suas obrigações financeiras por 3 (três) meses consecutivos ou não, totalizando a três prestações.


Quando posso receber os valores pagos em caso de cancelamento?

  • Para grupo formado antes de 06 de fevereiro de 2009, a restituição de valor será efetuada no prazo de até 60 (sessenta) dias após a realização da última assembleia, e de acordo com os redutores previstos em contrato.
  • Para grupos formados após 06 de fevereiro de 2009, a devolução de valor ocorrerá quando a cota for sorteada através da loteria federal, e de acordo com os redutores previstos em contrato.

FUSÃO DE GRUPOS

O que é fusão de Grupos?

É a junção de dois grupos com as mesmas características a fim de melhorar a saúde financeira do plano, aumentando assim a quantidade de contemplação.

ENCERRAMENTO

Como ocorre o encerramento de Grupo?

Dentro de 60 (sessenta) dias, contados da data de realização da última assembleia ordinária do grupo, a administradora deverá colocar à disposição os créditos na seguinte ordem:

  • Consorciados contemplados - que não tenham utilizado o crédito para adquirir sua motocicleta;
  • Excluídos e desistentes - valores relativos à devolução das quantias pagas, aplicando-se as regras estabelecidas pelo Banco Central;
  • Demais consorciados.

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