• Guia de Procedimentos
  • Guia de Procedimentos
A A A

Guia de Procedimentos

A Yamaha separou todas as informações que você mais precisa em um canal exclusivo para você que já é cliente do Consórcio Yamaha. Esclareça suas dúvidas sobre procedimentos selecionando os tópicos abaixo:

Assembleias

As assembleias acontecem de forma eletrônica, sendo realizadas todos os meses na sede da administradora, em Guarulhos. As contemplações por sorteios ocorrem através da loteria federal. As contemplações por lance são apuradas na administradora, contabilizando apenas as ofertas informadas até as 17h do dia da assembleia.

É realizada uma assembleia por mês, sempre de 3 a 5 dias após a data de vencimento do grupo. Você será avisado pela administradora sobre as datas das suas assembleias.

Sorteios

Os sorteios do Consórcio Yamaha são realizados pela Loteria Federal, sendo que a quantidade de bens sorteados depende do saldo do grupo, e os consorciados são identificados por meio do número de sua cota no grupo. Caso seja contemplado, a administradora entrará em contato por telefone, carta e SMS. Veja os canais de atendimento.

Lances

Você pode ofertar um lance, entrando em contato com a administradora. Vale lembrar que apenas o lance vencedor deverá ser pago, tendo o contemplado 5 dias úteis após a contemplação para efetuar o pagamento do valor. Para concluir o pagamento do lance você deve entrar em contato com a administradora.

O lance vencedor será aquele que ofertar o maior percentual em relação ao valor do bem. O número de consorciados contemplados por meio de lances é definido segundo o valor disponível no caixa do grupo.

Veja os tipos de lances que você pode ofertar:

  • Lance Livre: No lance livre você pode ofertar quanto quiser, desde que o valor seja no mínimo igual a 1 (uma parcela) e no máximo limitado ao saldo do grupo.
  • Lance Fixo: Para os grupos com duração de 60 meses, formados a partir do grupo 4325 até o 4633, serão realizadas até 03 contemplações com lance fixo de 20% sobre o valor do bem base do plano vigente na data da Assembleia Geral Ordinária (AGO). Para os grupos com duração de 60 meses, formados a partir do grupo 4634, serão realizadas até 02 contemplações através de lance fixo, correspondente a 15% sobre o valor do bem base do plano vigente na data da Assembleia Geral Ordinária (AGO).
ATENÇÃO: O pagamento será realizado somente se o consorciado for contemplado e ainda terá 5 dias úteis para isso.

Pagamentos

Após a adesão (assinatura do contrato e pagamento da primeira parcela) o consorciado passará a receber mensalmente, em sua residência,os boletos bancários para pagamento da parcela do consórcio. Os boletos poderão ser pagos em qualquer Agência Bancária, Agências dos Correios que possuam Banco Postal ou Casas Lotéricas até a data do vencimento.

Até 15 dias após o vencimento, os boletos somente poderão ser pagos nas agências do Banco mencionado no boleto, Banco Postal ou nas Casas Lotéricas. As Casas Lotéricas recebem os boletos vencidos com, no máximo, duas parcelas em atraso.

  • Consorciados com três parcelas em atraso são considerados cancelados e para realizar o pagamento das parcelas e reativar a cota, terão que entrar em contato com o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente do Consórcio Yamaha.
  • Para pagar sua parcela de consórcio nas Casas Lotéricas não precisa do boleto bancário, basta ter em mãos o número do Contrato de Adesão.

Transferência de Consórcios

Se por algum motivo o consorciado desejar transferir sua cota para outra pessoa, será necessário entrar em contato com a administradora e encaminhar os documentos solicitados. A transferência é efetuada até 5 (cinco) dias úteis após o pagamento da taxa e apresentação de documentos na administradora. Veja abaixo os procedimentos.

Regras básicas:

  • A cota não poderá ter pagamentos pendentes, ou seja, parcelas vencidas e não pagas.
  • O consorciado que irá transferir a cota deverá apresentar ao novo consorciado o extrato de conta corrente da cota a ser transferida, indicando, em especial, o valor do saldo devedor assim como o de cada parcela.
  • É obrigatório que as assinaturas, tanto do cedente como do concessionário, estejam com firma reconhecida.
  • Nos casos de consorciados menores de idade sem emancipação, será necessário assinatura do consorciado e assinatura de um responsável (essa com reconhecimento de firma).

Documentos:

  • Termo de Transferência de Cotas emitido pela administradora assinado e com firma reconhecida (verifique os processo com a administradora).
  • Cópia do Contrato Social do atual e do novo dono da cota em caso de Pessoa Jurídica.
  • Cópia do RG e CPF do atual e do novo consorciado em caso de Pessoa Física.